segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Etiqueta no Surf

Muita gente no line up, muitos aspirantes a “Slater” e muito pouco conhecimento e educação só podem nos levar para um lugar: CAOS E CONFUSÃO. Ainda mais em tempos de divisão do outside com os Stand Ups e muitas vezes kitesurfistas, o que tem gerado muitos problemas.

Todo mundo abra a boca pra reivindicar sua onda - “É minha, é minha!” – Mas muito poucos sabem respeitara dos outros, é aquele velho papo de apenas o venha a nós e nada de ao vosso reino.

Para surfar, mais que preparo físico, vontade e coragem é necessário um mínimo de conhecimento de certas regras e uma boa dose de civilidade e respeito pelos outros, se preferirem, a velha educação doméstica que se costumava receber em casa.

A Carta Marítima, redigida pela Capitania dos Portos do Brasil, que rege as atitudes (e tem status de LEI) nas águas de rios e oceanos diz: “As embarcações com menor mobilidade e velocidade tem prioridade dentro d’água.”, ou seja: Nadadores tem prioridade sobre surfistas, surfistas sobre os stand ups, kitesurfists e jet skis e assim por diante. É lei, dá processo e assegura a boa convivência e a diversão de todo mundo. Abaixo seguem mais umas regrinhas básicas, já conhecidas da maioria, mas que nunca é demais reafimar:

1. A pessoa que pega a onda antes ou mais próxima do pico (onde quebra) tem a preferência da onda.

2. Olhe para os dois lados antes de dropar. Não rabeie ninguém que já estiver na onda!
3. Se você dropar na frente de alguém, saia da onda.

4.Quando estiver remando para fora, olhe para trás antes de pular fora da prancha se for pego na zona de impacto.

5. Reme por fora das ondas, não através do meio delas. Use os canais para remar para fora. ( esta dica é especial para nosso amigo Flavio Lerdo Hamilton)

6. Durante uma série, reme para fora na direção mais segura para evitar interferir com a pessoa que está surfando a onda. Faça contato visual com a pessoa.

7. Não confie 100% no seu leash para te salvar...ele pode quebrar.

8. Conheça seus limites. Não entre em condições com que você não possa lidar (mar grande, correnteza forte).

9. Se você causar um acidente, pergunte se a pessoa precisa de ajuda: "Desculpe, você está legal?"

10. Seja gentil e tenha respeito por todas as pessoas na água.

Tem mais, Dentro d’água todos tem a OBRIGAÇÃO de prestar socorro a quem necessite. Esta omissão incorre em crime de omissão de socorro. Sejam responsáveis, amigáveis e tenham o espírito do ALOHA com todos e lembre-se, ao ver alguém em socorro, Eddie Iria e você?

Boas ondas a todos.

4 comentários:

  1. todo esse chororô só pq eu te rabeei em uma ondnha fechadeira??????? huahahahuahahahuahaha

    ResponderExcluir
  2. é assim mesmo Andrezão!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, não é bem a situação que eu desejaria para começar minha participação aqui neste nobre espaço, mas, a respeito da pretensa rabeada que eu dei no sábado, no vila galé, gostaria de argumentar em minha defesa que estava prestando atenção no "Lerdo" Hamilton, também remando pra onda - mas que não pegou porque deu cãimbra na hora...
    Muito show o blog, estou olhando todo dia!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que devemos criar as regras de boa conduta do SUP, visto que vimos 02 novatos que eram prego e houles fazendo merda e arriscando a vida deles e dos outros na PF. somos os pioneiros devemos dar o exemplo.

    ResponderExcluir